Documentos para Viagens na América do Sul
.
.
.
.
.
.
.
Atenção em especial com a data de validade dos documentos, cartões de crédito e claro de sua CNH !
Uma dica é digitalizar todos os documentos e levá-los em um pen-drive, além de arquivá-los em um site de armazenamento gratuito, como o Gmail (Google Docs) por exemplo.
Além de pensar no que levar, lembre-se de avisar o cartão de crédito que você vai viajar evitando que seja bloqueado (se possível, leve mais de um cartão, de bandeira diferente), assim como fará com sua operadora de celular.
Verifique também as coberturas de seu plano de saúde bem como a abrangência nos países a serem visitados, mas faça um seguro viagem internacional.
Os documentos que levo para viagens estão relacionados no link abaixo:
.
.
Obs.: não guarde todos os originais e as cópias em uma mesma mala !
Outros toques:
Veículos em nome de terceiros: é necessário ir ao cartório e fazer uma AUTORIZAÇÃO do proprietário para você. Este documento precisa ser reconhecido pelo Ministério das Relações Exteriores – ERESP. Só é aceito o envio por correio, da mesma forma que a devolução é feita 20 dias úteis também por correio. Após receber a autorização carimbada pelo ERESP, é necessário voltar ao consulado, pagar uma taxa e receber o carimbo definitivo. Obs.: no Consulado da Argentina me informaram que após receber de volta do ERESP está tudo ok, mas no Chile com certeza é necessário ir ao consulado.
Outra dica: caso você não leve o passaporte, fique sabendo que não é aceito a CNH como identidade nas fronteiras. Somente o RG com foto recente (10 anos).
.
.
.
.
Consulado General de la República Argentina en San Pablo
Para circular en territorio argentino en automotor
.
DOCUMENTACIÓN REQUERIDA PARA LOS CIUDADANOS ARGENTINOS:
a) DNI con cambio de domicilio para Brasil.
b) Certificado de residencia expedido por el Consulado Argentino con validez de 6 meses (presentar el DNI con cambio de domicilio para Brasil y RNE con fecha de antiguedad superior a un año).
c) Licencia de conductor original y válida.
d) Documentos originales del auto o moto. Caso el propietario del vehículo no sea el conductor, el propietario tendrá que hacer una autorización para que el conductor pueda manejarlo en territorio argentino. La carta deberá ser debidamente legalizada por el Ministerio de Relaciones Exteriores en Brasília. Para mayores informaciones sobre legalizaciones llamar al +55 (61) 3411-8811 o 3411 8806.
.
DOCUMENTACIÓN PARA LOS CIUDADANOS BRASILEÑOS o EXTRANJEROS RESIDENTES EN BRASIL
Brasileiros: RG expedido a menos de dez anos, em boas condições e sem cambio fisionômico ou passaporte com validade superior a seis meses. Estrangeiros: RNE válido e passaporte com mínimo seis meses de validade a partir da data da viagem (em caso de estrangeiros verificar si para ingressar na República Argentina se precisa de visto).
Carteira de habilitação original e valida.
Documentos originais do automóvel ou da moto. Caso o proprietário do veiculo não seja o condutor ou o automóvel esteja financiado, o responsável terá que fazer uma autorização, reconhecer firma em cartório, encaminhar para o Ministério de Relações Exteriores para legalizar (ERESP). Isto demorá 20 dias úteis para eles devolverem. Ao receber, ir novamente ao consulado para que seja carimbada a autorização. Para maiores informações de legalização ligar para +55(61) 3411-8811/3411 8806 ou www.mre.gov.br
ERESPMinistério das Relações Exteriores
Escritório de Representação em São Paulo
Av. das Nações Unidas, 11.857 – 4º andar – Ed. Nações Unidas
Brooklin – São Paulo S.P.
CEP 04578-908
.
EXIGÊNCIAS PARA AUTOMÒVEL E MOTOCICLETAS
estar habilitado para conduzir este tipo de veiculo e levar consigo a licença correspondente;
documento original e válido do veiculo;
seguro contra terceiros (carta verde) vigente pelo período da viagem, que cubra eventuais danos causados a terceiros, transportados ou não;
possuir as placas de identificação do veículo;
possuir extintor de incêndio, dois triângulos, um cabo de aço ou cambão e cinto de segurança;
MOTOCICLETAS: seus ocupantes deverão utilizar capacetes com visor ou óculos especial.
.
REQUISITOS PARA INGRESAR UN ONIBUS BRASILEÑO, A LA REPÚBLICA ARGENTINA SON LOS SIGUIENTES:
SI SE TRATA DE UN ONIBUS CON MÁS DE 21 ASIENTOS:
Permiso Internacional de Viaje extendido por la ANTT, donde conste que ingresa y egresa por el Puente Internacional “T. Neves”.
Cedula original de vehículo
Tiene que tener dos (2) conductores, con sus respectivas licencias de conducir en original.
Seguro Internacional.
Autorización ante cartorio, a favor de los conductores para sacar el vehículo del Brasil o ingresar a Argentina.
Certificado de revisión técnica (Vistoria) vigente.
Si se trata de un onibus de menos de 21 asientos:
Deben cumplir solamente con los puntos 2, 4, 5 y 6.
viagem-de-moto