A Tocha
Invariavelmente ao vê-la, logo pela manhã a primeira pergunta que ouço é: Dr. Pieter, é o senhor mesmo que está aqui ?
Com toda a paciência do mundo, respondo que sim, sou eu mesmo, de verdade. Não insisto, pois sei que amanhã ou hoje mesmo quando chegar, ela perguntará novamente: mas é o senhor, já chegou ?!
Tocha é o apelido da empregada de casa. Quis chamá-la pelo nome verdadeiro desde o primeiro dia, mas ela recusa-se a aceitar. Sempre deixa claro, que seu nome real é Tocha mesmo.
Falando em nomes, ontem após atender o telefone, coisa que raramente o faz, percebi em seu rosto certa perplexidade: “- Dr. Pieter, o senhor tem dois irmãos que se chamam Gustavo ?”. – Não Tocha, eles são a mesma pessoa, acredite ! “- Ah, entendi …”
Nos primeiros dias que estava em casa, eu a via por alguns minutos em frente ao visor de LCD que tenho na cozinha, onde podemos visualizar as 16 câmeras de segurança ao redor da casa. Perguntei a ela se já tinha “entendido” como aquilo funcionava e ela respondeu: “ – Ai Dr. Pieter, esse quadro é tão bonito, fica tudo piscando ! “ …
Bom, aqui foi mais difícil e não teve outro jeito para explicar: Tocha, eu vou lá na frente da casa, olha a minha camisa, você vai me ver lá na frente ! Ao voltar para a cozinha ela disse: “Não acredito doutor, parecia o senhor mesmo !”.
Mas as comidas da Tocha são muito boas. Sua especialidade está realmente na cozinha. Ela faz “nuguis” de frango para as crianças e na semana passada ela disse que deixaria para mim, um pênis com molho vermelho. “- Tocha, é penne, olha a caixinha”. “- Isso Dr. Pieter, é pênis mesmo !”. Tá bom, vamos de pênis …
Os dias se passam e as surpresas para ela e para nós continuam. Outro dia, ela me contou que passou o maior susto dentro de casa. Estava realmente esbaforida. Meu closet é comprido, tem uns 5 metros e no fundo um espelho do roda-pé ao teto. “-Dr. Pieter, tinha uma velha lá no cróse. Eu gritei e saí correndo de lá, e o pior doutor, só tinha eu em casa !”.
Preocupado, perguntei: mas Tocha, e aí, você está bem ? O que aconteceu ? Era uma pessoa só ?
“- Doutor, depois a babá me contou: era eu mesma. Aí que susto que eu levei doutor.”
É … não é fácil.
Agora em época de eleição, ela diz que vai votar no Lula. Expliquei que ele não está concorrendo. Em vão. Quer votar nele, pois diz que o Lula é dono do Banco Cacique e que vai emprestar dinheiro para todo mundo.
Aguardem, novas histórias virão, com ou sem pênis.
Pieter van Deyssel