Mestres da Fotografia, National Geographic

“Fotografar uma caverna é como pintar com luz uma tela preta”. Dessa forma, o fotógrafo Michael Nichols começa a contar a história por trás de uma de suas mais impressionantes imagens, de um explorador na caverna Lechuguilla, no Novo México. Junto a Nichols, se unem nesse livro outros grandes colaboradores da National Geographic, como Steve McCurry, famoso pela foto da jovem afegã que comoveu o mundo; David Doubilet, que se especializou em registrar a vida submarina; e Michael Yamashita, que retrata a civilização oriental e a natureza de maneira bela e original.

Além de deslumbrantes fotografias, há também textos que contam um pouco do trabalho de cada um, legendas que contextualizam as imagens e a história por trás daqueles momentos captados mais emblemáticos.

Em uma edição luxuosa, com mais de 400 páginas e capa dura, estão reunidos retratos de raro apuro técnico e sensibilidade aguçada, que geram reações inesperadas para quem observa. É quase impossível não sorrir com o retrato de monges brincando na Índia, não escutar o som na foto de um imenso relâmpago luminoso sobre o Grand Canyon ou não se assustar ao se deparar com as afiadas mandíbulas de um tubarão-branco na costa da África do Sul.

Como bem definiu Nichols sobre sua profissão, “minha intenção é obter imagens dotadas de sentido – e, com isso, dar sentido à minha própria vida”. Dessa maneira, ele e os três outros mestres da fotografia reunidos nesse livro dão, além de um sentido, um novo olhar sobre a natureza, as relações sociais e a aventura humana no mundo.

Compartilhar

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(Spamcheck Enabled)