Route des Grandes Alpes & Les Gorges du Verdon

A patroa iria trabalhar a semana toda em Cannes! Isto foi em julho de 2008.

E eu fui convocado a viajar para acompanhá-la.  No entanto, nada podia ajudá-la na árdua tarefa… e os dias para mim seriam de ócio total.  Nada mal… E como diz o ditado, em uma família, alguém sempre tem que labutar!

Mas as coisas poderiam ser ainda melhores (para mim).

Realizadas as consultas conjugais, decidi: Rota dos Grandes Alpes.

Chamei meu irmão para um almoço em casa e solicitei: traga os mapas!  Ele morara sete anos em Paris e por conta desta terrível fase, acabou conhecendo bastante a região da Provence (aliás, Haute-Provence).  Ficamos a tarde toda analisando as opções: operação difícil, tamanha as possibilidades de roteiros.  Embalados no espírito europeu, derrubamos a primeira garrafa de vinho.  A viagem já começava bem…

Aluguei a moto em Cannes, na Holiday Bikes.  Fiz uma

coisa que jamais quero repetir: viajei todo o período de calça jeans, tênis (sem meia) e uma jaqueta mais ou menos apropriada.  Sem luva!  Capacete aberto!  Tudo o que, hoje, eu não recomendo.

Felizmente a moto estava em perfeito estado, pois eu não tinha uma chave de fenda sequer.

Sai de Cannes e fui beirando o litoral até Monte-Carlo, via Saint-Jean Cap-Ferrat.  Almocei em Monte-Carlo e segui rumo a Menton e Sospel (base desta rota).  Chegando a Menton, eu olhei para frente e estava sol.  Olhava à esquerda e estava bem nublado.  Naquele momento pensei: vou jantar em Porto Fino!

Não tive dúvidas: enrolei o cabo e segui rumo à Genova pela auto-estrada. Depois fui pela estradinha margeando o Golfo de Genova: Nervi, Recco, Camogli, Santa Margherita e finalmente o destino do jantar: Marina di Portofino! Tinha ótimas lembranças daquele porto e aquele retorno foi um prazer inenarrável.  Horário de verão estava jantando umas oito da noite quando ouvi o garçom dizer para a mesa do lado que no dia seguinte começaria a chover. Naquele exato instante eu pedi: “- l´addition s´il vous plaît !!!”

Cheguei em Genova à meia-noite.  Quase não me agüentava mais sobre a moto.  Peguei muita chuva, estava cansado e como todo o trecho de auto-estrada naquela região e época do ano, o vento era insuportável. Especificamente naquele dia, me bateu o desespero.  Não encontrava hotel ou pensão à meia-noite e o sono era implacável.

No final, tudo acaba bem.  Parecia miragem o luminoso NOVOTEL.

No dia seguinte voltei à França e almocei em Sospel.  Acho que a partir daqui, as fotos falarão por si só…

Espero que gostem!

by Seu Tatão

* * * * *

Roteiro:

Antibes, Nice, Cap Ferrat, Monte Carlo, Cap Martin, Menton, Castillon e Sospel.  Aqui começa propriamente a rota dos grandes Alpes: Gorges do Piaon, N.D. de la Menour, Moulinet, Mont AuxMorts, La Bollène Vesubie, Roquebilière e St. Martin Vesubie.

Beuil, Rigaud, Puget-Théniers, Briançonnet, Saint Auban e finalmente CASTELLANE (porta para o Grand Canyon  du Verdon /L´ac de Ste. Croix ): seguindo pela D952 sentido La Palud sur-verdon cheguei à Moustiers-Sainte-Marie.  Começa a descida pela D957 sentindo Aiguines e Pont de L´artuby.  Depois daqui, minha rota mudou para a Côte d´Azur sentido St-Tropez.

Estiquei um pouco a viagem ainda para Grasse e St-Paul de Vence.

viagem-de-moto
Compartilhar

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 28 de abril de 2015

    […] duas viagens longas de moto, uma nos Estados Unidos e outra nos Alpes (Route des Grandes Alpes), resolvi em julho de 2010, que faria a minha primeira viagem pela América do Sul, do Atlântico […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(Spamcheck Enabled)