Mecânica de sua moto

Aqui é difícil escrever.  Provavelmente quem está lendo isto, é fera no assunto.  Eu ?  – Não entendo absolutamente nada de mecânica, portanto parece muito pretensioso da minha parte querer ensinar o “Padre Nosso para o Vigário”.

Bom, de qualquer forma, vou reproduzir aqui aqui algumas coisas que ouvi, de quem entende:

O cara que eu fiquei mais fã, é esse Helge Pedersen, fundador da GlobeRiders … puts, além de tudo o cara é fotógrafo !  Duas de minhas paixões: moto e imagens ! ( www.globeriders.com )

Se você quiser aprender bastante coisa, veja este DVD Globe Riders (no meu caso, fui no BMW R1200 Gs Adventure Touring Instructional):

Você aprenderá como consertar um pneu, trocar as pastilhas de freio, filtros de ar, etc. Aprenderá como usar um GPS sem que ele voe no primeiro buraco (o suporte original geralmente não aguente trilha), que até as 10.000 milhas o óleo mineral é melhor mas depois o recomendado é o sintético, ainda vai ver os ajustes da suspensão (modo “pre-load”) e claro, que o ideal não é um kit de ferramentas comprado (o ideal é você customizar o seu).

Qualquer viajante iniciante, sabe das coisas mais básicas, tais como:

  • calibrar os pneus a cada 3 dias
  • reapertar os parafusos após percursos “turbulentos”)
  • lubrificar a corrente a cada 500 km (para motos com correntes)
  • levar um compressor elétrico para encher pneu (com tomada própria para sua moto)
  • além do kit de conserto de pneus, não custa levar uma câmara de ar (para “rombos” consideráveis)

Lógico, que você deveria tentar (em casa) desmontar algumas coisas de sua moto: tirar as rodas, tirar o pneu da roda (e recolocar), trocar pastilhas, trocar o filtro de ar e fazer uma troca de óleo pelo menos.  Para os iniciantes, isto pode desmistificar bastante os possíveis problemas.

Acho desnecessário citar muitas fontes, pois afinal, você vai na internet e acha absolutamente tudo o que precisa.  Abaixo somente alguns exemplos, entre centenas de outras dicas:

Clique aqui e assista:  Como consertar um pneu furado

Clique aqui e assista:  Como trocar o óleo

Cique aqui e assista: Como trocar as pastilhas de freio

Clique e veja DICAS GERAIS DE MANUTENÇÃO da R1200GS

 

Parte Elétrica:

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1 Resultado

  1. Celso Pereira disse:

    Crianças possuidoras de moto com corrente, olá.
    Segue em anexo a foto de duas marcas de lubrificantes especiais para correntes de moto.

    Um da MOTUL e o outro da REPSOL.

    A vantagem deles sobre a graxa é que eles não deixam a poeira e areia grudarem tanto na corrente.

    Em tempo seco, a corrente deve ser lavada e relubrificada a cada 400 Km.

    Em tempo de chuva, a cada parada, pois a água lava a corrente.

    abs

    mbo

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