Pneu furado – como consertar ?

 


Uma maneira rápida e fácil é através dos sprays, mas muita gente por aí não recomenda estes produtos !  Eu sempre tenho um no baú da moto, afinal, dependendo do lugar, você não vai querer ficar parado ali nem um minuto !  Acho que o meu é o Motul Tyre Repair Spray.

No entanto, para viagens mais longas é interessante você saber pelo menos como reparar um pneu furado e colocar uma câmara de ar na roda.

Mas não basta saber a teoria. É importante conhecer o kit de reparo que você carrega. Eles fazem a mesma coisa, mas existem muitos tipos: com aplicadores, com ou sem cola, etc.

Fiz este roteiro abaixo e carrego junto com o meu kit. Pode servir de roteiro para você também na hora do aperto … Se quiser faça o download aqui no link:

Faça o download aqui: Conserto e troca de pneu


 


 

Dicas para todos os casos:

  • Fique calmo.  Não retire a roda da moto.
  • Encontre um lugar seguro para fazer o reparo.
  • Gire a roda e procure o furo.
  • Passe um pouco de cuspe no furo para ver o tamanho do vazamento.
  • Se resolver prosseguir a viagem, somente colocando mais ar no pneu, repita o procedimento acima após alguns quilômetros.
  • Para fazer o reparo, coloque a moto no cavalete central.
  • Marque nas laterais do pneu, a localização do furo (com o alicate, pedra ou giz, etc.).
  • Para reparos no pneu traseiro, amarre a roda dianteira ao cavalete, preferencialmente com um extensor com catraca. Para a roda dianteira, amarre o cavalete central no quadro da moto a frente.
  • Estenda a capa da moto para não se sujar e para não perder as ferramentas.
  • Com um alicate, arranque o prego ou objeto do pneu.

 

KIT: Genuine Innovations – Tire Repair & CO2 Inflation Kit 45g. ( (É o melhor de todos)

1)     Enfie a chave tipo “fura gelo” no buraco e gire várias vezes, para limpar e abrir o buraco.

2)     Encaixe a borracha de vedação (tipo caramelo) na ponta da chave tipo “saca rolha”.

3)     Deixe sempre uma parte para fora para ser cortada e ao finalizar, corte com um canivete.

 

KIT:  Pocket Tire Plugger! The Stop&Go – Tubeless Tire Repair Kit

(Não é o mais recomendado para viagens longas, pois o aço radial do pneu pode cortar o plug de borracha tipo cogumelo. Mas é bom para emergências).

1)     Enfie a chave tipo saca-rolha no furo e gire várias vezes, para limpar e abrir o buraco.

2)     Com o APLICADOR do plug (cabo preto), encaixe o plug de borracha na ponta e no outro extremo use a chave tipo Allen para girar.  Enfie o cogumelo para dentro (é a parte que ficará dentro do pneu).

3)     Coloque a chave pontiaguda (tipo furo gelo) dentro da ponta do APLICADOR e enfie no furo. Tire rapidamente a chave pontiaguda e rosqueie o APLICADOR (coloque a parte que tem o cogumelo rápido para não vazar muito ar).

4)     Encaixe a chave tipo Allen no extremo e gire no sentido horário, force até parar de girar (o cogumelo abrirá dentro do pneu).

5)     Puxe o aplicador para fora e gire um pouco a chave Allen no sentido anti-horário.

6)     Quando puxar tudo, você perceberá um “rabo” de borracha para fora do pneu (a parte que será cortada).

7)     Com um canivete, corte esta parte que ficou para fora.

 

KIT: BMW Tip-top (Muito complicado! Estojinho verde retangular de plástico)

1)     Enfie a chave tipo saca-rolha no furo e gire várias vezes, para limpar e abrir o buraco.

2)     Pegue a borracha de vedação do furo e encaixe na ponta da chave tipo saca rolha.

3)     Passa bastante cola no furo (dentro e fora com a ajuda do “saca-rolha”) e no plug de borracha.

4)     Enfie o plug de borracha no furo com a chave saca-rolha (vai girando para entrar).

5)     Puxe a chave para fora (ficará uma metade para fora).

6)     Com a gilete do kit, corta a parte restante.

  • Com um aplicador e cartucho de CO2 de 45g, encha o pneu.
  • Ou use o compressor elétrico, ligando diretamente na bateria (manter o motor ligado).
  • Cheque a pressão do pneu com o manômetro.

COMO TROCAR O PNEU TRASEIRO e/ou COLOCAR UMA CÂMARA DE AR – BMW R1200GS

(Para casos onde o furo seja muito grande, ou seja, um rasgo no pneu)

 

1)     Engate a moto na primeira marcha.

2)     Gire no sentido anti-horário para retirar os 5 parafusos da roda traseira.

3)     Retire a roda do eixo. Não precisa mexer no disco.

4)     Tire a válvula da roda, com uma chave específica.

5)     Coloque a moto no cavalete central.

6)     Amarre a roda dianteira ao cavalete, preferencialmente com um extensor com catraca.

7)     Com o pezinho sobre a lateral do pneu, descole o pneu da roda (vá girando a roda).

8)     Suba nas laterais do pneu e com as botas acabe de descolar o pneu da roda.

9)     Lubrifique todo o perímetro da roda com WD 40 ou xampu.

10)  Certifique-se de trabalhar do lado oposto da válvula (para não estragar a válvula!).

11)  Ajoelhe-se sobre uma lateral do pneu e com 2 espátulas, e retire o pneu da roda.

12)  NÃO retire todo o pneu da roda.  Somente um lado é suficiente.

13)  Certifique-se que dentro do pneu não há sobras de reparos anteriores que cortarão a câmara de ar.

14)  Na instalação da câmara, retira-se a válvula original que vem fixa na roda (pois a câmara já tem a sua válvula).

15)  Encaixe a câmara de ar dentro do pneu e veja se ela fica livre lá dentro.

16)  Caso esteja colocando um novo pneu, verifique o sentido de rotação do pneu.

17)  Se for retirar totalmente o pneu da roda, faça uma lubrificação geral, em ambos os lados.

18)  Neste caso, verifique se a roda está limpa por dentro.

19)  Lubrifique o pneu novo.

20)  Instale o novo pneu, usando as espátulas, respeitando o sentido de rotação.

21)  Lubrifique o pneu e veja se ele ficou “solto” no roda.

22)  Instale a válvula novamente (caso não tenha cortado a mesma).

23)  Com um aplicador e cartucho de CO2 de 45g, encher o pneu (até dar o “estouro”).

24)  Ou use o compressor elétrico, ligando diretamente na bateria (com o motor ligado).

25)  Cheque a pressão do pneu com o manômetro.

26)  Recoloque a roda no eixo e aperte os 5 parafusos (sentido horário).

27)  Após rodar uns 50 ou mais, cheque o aperto novamente da roda.

Dica: quando estiver consertando um pneu ou retirando a roda, aproveite para observar a sua moto: parafusos soltos, falta de porcas, partes quebradas, etc.

COMO TROCAR O PNEU DIANTEIRO – BMW R1200GS

1)     Amarre o cavalete central no protetor de motor ou no quadro da moto à frente.

2)     Coloque uma mala lateral embaixo do protetor do motor (liberando a roda dianteira / deixar no ar).

3)     Do lado esquerdo, solte os dois parafusos do freio a disco (sentido anti-horário).

4)     Cuidado com os cabos do ABS (quando a peça for desapertada “cair”). Lado esquerdo da roda.

5)     Faça a mesma coisa do lado direito.

6)     Aproveite para checar as pastilhas de freio.

7)     Ainda do lado direito, solte um parafuso que fica na ponta do garfo (sentido anti-horário).

8)     Solte o parafuso grande do eixo (com chave 17 mm).  Sentido anti-horário.

9)     Retire totalmente o eixo (um espaçador se soltará do lado esquerdo).

10)  Para recolocar a roda, recoloque o espaçador primeiro.

11)  Recoloca todo o eixo.  Reaperte (sentido horário).

12)  Reaperte o parafuso na ponta do garfo.

13)  Para recolocar os freios, faça um espaçamento forçado com uma espátula entre as pastilhas.

14)  Reaperte os dois parafusos do freio a disco (sentido horário).

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3 Resultados

  1. Juliano disse:

    É minha gente, sorte de quem tem cavalete central na motoca.

    Me explica agora como eu troco o pneu da fat boy… rsrsrsr

  2. Celso Pereira disse:

    – FERRAMENTAS PARA SACAR AS RODAS das BMWs

    segundo o líder dos mecânicos da Caltabiano, é necessário o mesmo jogo de ferramentas para sacar as rodas de qualquer modelo acima de 1.100 cc. A diferença é que nas GS, a roda traseira sai direto, basta soltar os parafusos com a chave T-50. Nos outros modelos se faz necessário afastar o escapamento com a mesma chave torque. Apenas é mais trabalhoso.

  1. 9 de fevereiro de 2014

    […] Pneu furado – Como Consertar […]

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