Mapas & Roteiros

Pilotar uma moto é divertido.  Mas a preparação da viagem também é muito interessante.

Após definir o destino, é legal detalhar o roteiro, escolhendo as cidades e os passeios que deseja fazer.

Consultar guias, sites, livros, conseguir dicas de quem já fez a viagem é fundamental. O tempo é sempre limitado e por que não aproveitar a viagem da melhor forma e de acordo com suas preferências ?  Como é aquele ditado ?  “- Quando você não sabe qual direção seguir, qualquer caminho vale, não é !?”.   Não, não precisa ser assim, pelo menos para mim.

Quero que meu investimento de tempo, de prazer e de dinheiro valha cada minuto, cada centavo e cada experiência acima de tudo. Você pode estar em uma auto-estrada, sem ter a  noção de que ali ao lado encontra-se um lugar maravilhoso … pronto, passeio perdido.

Para viagens longas, acho importante não contar somente com o GPS da moto. Pode quebrar, ser furtado, voar do suporte e espatifar no chão, enfim, não custa levar mapas impressos também. Se quiser ser ainda mais cauteloso, salve os mapas no pen-drive que levará na viagem.

Falando sobre o GPS, é importante checar se o aparelho está atualizado e se os mapas instalados também estão (última versão).

Normalmente para o GPS Garmin, o mais utilizado é o MapSource. Instale este aplicativo a partir do CD de instalação. Ele ajuda você a planejar as viagens, transferindo mapas, roteiros, waypoints e trilhas para o aparelho (caso não tenha, pesquise na internet como instalar sem o CD de instalação).

.

Atualização da versão do Mapsource: Clique aqui

.

Mapas do Brasil e da América do Sul:

a) Para o Brasil, instale o TRC: mapas da Tracksource com inúmeros municípios roteáveis, atualizados mensalmente e gratuito.

http://www.tracksource.org.br/

b) Para a América do Sul, instale o MAPEAR

www.proyectomapear.com.ar

…agora é so abrir o Mapsource (os mapas estarão lá). Selecione o que deseja  enviar para o GPS (cidades, rodovias…) e envie.

.

Cursos de GPS on-line:

http://www.cursosdegps.com.br/

.

Vídeos no YouTube sobre o GPS Garmin:

.

Veja outras dicas no site ROTAWAY
(belíssimo site e blog de viagens de
moto... é o melhor que eu conheço !)
DICAS: Conheça mais o seu GPS
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

viagem-de-moto
Compartilhar

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(Spamcheck Enabled)